Médicos catarinenses se unem para fortalecer as lutas da medicina e da saúde de qualidade
A ACM participou do grande Fórum das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina, realizado em Joinville, nos dias 19 e 20 de junho
Dirigentes do COSEMESC reunidos: Dr. Ernani Lang S. Thiago (diretor de Comunicação ACM e representante ACAMESC), Dra. Andréa Antunes Caldeira de Andrada Ferreira (presidente CRM-SC), Dr. Vânio Cardoso Lisboa (presidente SIMESC), Dra. Cristiane Coral (presidente SIMERSUL) e Dr. André Sobierajski dos Santos (presidente ACM)
Médicos de diversas regiões de Santa Catarina compareceram aos importantes debates
O médico e a política, o Exame Nacional de Proficiência em Medicina, os impactos da pejotização e a medicina segura diante do exercício ilegal da profissão foram os temas centrais do XXVI FEMESC – Fórum das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina, promovido pelo COSEMESC – Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina. O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de junho, em Joinville, reunindo médicos e dirigentes das suas representações: ACM – Associação Catarinense de Medicina, CRM-SC – Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina, SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina, ACAMESC – Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina e SIMERSUL – Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense.
Exame de Proficiência em Medicina
Dirigentes das entidades nacionais prestigiaram o evento: Dr. José Hiran Gallo (presidente CFM) e Dr. Cyro Soncini (vie-presidente FMB)
A abertura da programação aconteceu com as falas do presidente do CFM – Conselho Federal de Medicina, Dr. José Hiram Gallo, e do vice-presidente da FMB – Federação Médica Brasileira, Dr. Cyro Soncini. Os representantes das entidades nacionais reforçaram a necessidade de ter médicos nas Casas Legislativas Federal e Estadual, para dar voz e força nas pautas da profissão e dos médicos. Também foi tema das apresentações iniciais a defesa do Profimed – Exame Nacional de Proficiência em Medicina, especialmente depois de pesquisa elaborada pelo CFM, com os seguintes indicadores: 90% dos médicos brasileiros aprovam o exame; 96% dos estudantes de medicina aprovam o exame; 96% da população brasileira quer médicos de qualidade no atendimento.
O projeto do Profimed encontra-se em fase de articulação política no Congresso Nacional. O texto foi aprovado pela CAS – Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal e seguiu para a Câmara dos Deputados, aguardando deliberação e criação das comissões para análise. Hoje, o país já tem 502 faculdades de Medicina em funcionamento, que a cada ano formam aproximadamente 50 mil novos profissionais, somando-se aos já 771 mil em atividade.
O Médico e a Política
Coordenadores da mesa sobre médicos na política: Dr. André Sobierajski dos Santos (presidente ACM), Dr. Ernani Lang S. Thiago (diretor de Comunicação ACM e representante ACAMESC) e Dr. Leopoldo Alberto Back (diretor de Relações Intersindicais SIMESC)

Pré-candidatos: Dr. Rosenvaldo da Silva Junior, Dra. Sandra Machado de Figueiredo e Dr. Vicente Caropreso, Dr. Marcelo Lemos dos Reis, Dr. Paulo Henrique Nóbrega Coral e Dra. Liziane Anzanello
Uma das mais importantes atividades do FEMESC foi a mesa redonda reunindo 6 médicos pré-candidatos às eleições políticas, marcadas para outubro de 2026. Num grande debate, os médicos responderam a perguntas que envolveram desde a importância do COSEMESC e do piso nacional salarial do médico até a formação de novos médicos, exames de proficiência, regionalização do Sistema Único de Saúde e a valorização da medicina perante os profissionais e a sociedade. É consenso entre os médicos e suas representações a necessidade da presença de colegas nos espaços de decisão, na defesa da medicina e da saúde de qualidade da população.
Pré-candidatos participantes:
- Deputado Federal – Dr. Marcelo Lemos dos Reis (Florianópolis), Dra. Sandra Machado de Figueiredo (Chapecó) e Dra. Liziane Anzanello (Blumenau).
- Deputado Estadual: Dr. Vicente Caropreso (Jaraguá do Sul), Dr. Rosenvaldo da Silva Junior (Imbituba) e Dr. Paulo Henrique Nóbrega Coral (Jaraguá do Sul).
Projeções e desafios da Saúde em SC
Secretário Diogo Demarchi Silva e equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniram com os dirigentes das entidades médicas
O primeiro dia do FEMESC 2026 encerrou com apresentação do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, que fez um balanço do governo Jorginho Mello no setor, com índices históricos de investimentos, realização de procedimentos represados e resultados. Hoje, 78,96% dos catarinenses são atendidos pela rede pública, que administra 2 mil unidades básicas de saúde, 186 hospitais e toda a demais estrutura necessária para alcançar os 295 municípios do estado. O secretário também destacou o diálogo aberto que mantém com as entidades médicas, buscando auxiliar nas pautas que envolvem melhorias na remuneração e nas condições de atendimento à população.






