Restaurado piano que embalava as festas no antigo Bar da ACM

Médicos de várias gerações frequentaram o espaço no térreo do conhecido Prédio ACM, no Centro de Florianópolis, onde foi a primeira sede da entidade, que cresceu ao som do histórico piano Essenfelder

Instrumento foi totalmente recuperado e hoje está de volta na sede da entidade, na SC-401

 

A história da Associação e da medicina em SC também passa pelas notas do antigo piano

A trajetória da medicina de Santa Catarina também pode ser contada pelas notas musicais tocadas num piano Essenfelder, que foi comprado no começo da década de1980 para embalar os finais de tarde e as noites do antigo, famoso e movimentado Bar da ACM. De portas abertas até 1989, o espaço de reuniões festivas da primeira sede da Associação Catarinense de Medicina, no centro da capital, era frequentado por médicos, políticos, jornalistas, escritores, artistas, advogados e muitos outros profissionais, para a alegria do encontro, a troca de ideias, um bate-papo e até mesmo alguns conchavos.Agora, após mais de 30 anos e uma restauração completa de suas peças, o instrumentomusical revisita as lembranças do passado e volta a ocupar o seu local de destaque, nas atuais instalações da entidade, na Rodovia SC-401.

A decisão de restaurar o piano foi da atual diretoria da ACM, num gesto de reconhecimento ao seu valor histórico. Para o presidente da Associação, Dr. André Sobierajski dos Santos, foi um regate importante, que ajuda a preservar parte da caminhada de 88 anos da entidade. “A memória afetiva também faz parte das nossas vidas, que além de movimentos e ações profissionais, também precisam da arte para encantar e inspirar”. O dirigente ainda destaca que a meta a partir de agora é planejar uma programação de reinauguração das cordas musicais recuperadas.      

O piano da ACM é um modelo Essenfelder, uma das marcas mais famosas do instrumento no Brasil e no mundo. A família com o sobrenome Essenfelder conheceu o ofício de afinar e montar pianos ainda nos anos de 1850, na Alemanha, e depois seguiu viagem até Buenos Aires, para iniciar uma fabricação própria. Mas o destino os tirou das terras argentinas e os colocou na cidade de Curitiba, onde a fábrica – depois de altos e baixos – continua a funcionar até os dias atuais.  

Já o Bar da ACM, desde o início de suas atividades, foi o lugar perfeito para a instalação do instrumento. No alto da Rua Jerônimo Coelho, sua música foi ouvida por cerca de dez anos. O espaço foi palco para diversas confraternizações, assim como o início de alguma boa ideia ou o lançamento de livros de autoria dos associados da entidade. Tudo embalado pelas teclas que agora poderão ser novamente tocadas.  

Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest