COSEMESC defende avanços na formação e na remuneração dos médicos catarinenses

Encontro reuniu lideranças médicas de forma presencial e online, na noite de 10 de fevereiro (Foto: Ruben Flores)

Presidente e diretor de Comunicação da ACM participaram dos debates e deliberações da reunião do Conselho das Entidades Médicas

O Cosemesc – Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina esteve reunido na noite desta terça-feira (10 de fevereiro) para debater especialmente os resultados do ENAMED – Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, referentes a 2025 e divulgados neste começo de 2026. Entre os 351 cursos avaliados no país, cerca de 30% obtiveram conceitos 1 ou 2 (insatisfatórios), incluindo duas faculdades catarinenses, nas cidades de Jaraguá do Sul e Mafra. A reunião aconteceu na sede do SIMESC – Sindicato dos Médicos, com a presença do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, que acompanhou as discussões ao lado do presidente e do diretor de Comunicação da ACM, Dr. André Sobierajksi dos Santos e Dr. Ernani Lange S. Thiago, entre outras lideranças profissionais.

Outra pauta de destaque da reunião foi sobre o andamento das negociações com a SES – Secretaria de Estado da Saúde. Os dirigentes das representações da classe vêm conversando com o secretário Diogo Demarchi Silva, para encontrar uma forma de reverter a injustiça cometida com os médicos há quase um ano, quando foi concedida gratificação de desempenho a todos os servidores da Saúde no Estado, com valores menores aos profissionais da medicina.

A organização do XXVI FEMESC – Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina, que acontecerá em Joinville neste ano, também iniciou seus primeiros passos no encontro. A programação já começa a ser pensada, para reunir os médicos de todo estado no próximo mês de junho.

Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest