ACM lança programa que leva benefícios da IA aos médicos e à saúde dos catarinenses

A iniciativa tem a meta de disponibilizar os avanços tecnológicos para um número cada vez maior de profissionais da medicina em todo estado, ajudando a promover melhorias na assistência da população

Presidente da ACM, Dr. André Sobierajski dos Santos, apresentou as metas do programa

Médicos, dirigentes e parceiros nas ações de inovação participaram do lançamento

A Associação Catarinense de Medicina abre as portas para a Inteligência Artificial por meio do Programa ACM+, lançado neste sábado (06/09), num encontro que reuniu associados, dirigentes e gestores médicos, ex-presidentes, lideranças das sociedades de especialidades, regionais da entidade e parceiros nas suas ações de tecnologia e inovação. A iniciativa tem a meta de levar os benefícios da IA ainda mais próximos dos médicos de todo estado, ajudando a promover avanços na assistência à saúde de qualidade da população. Isso inclui a gestão eficiente da automação de processos, de forma que permita ao médico centrar seu olhar cada vez mais no cuidado humanizado do paciente, deixando para a IA as questões burocráticas e operacionais da profissão. Além disso, é objetivo da ação fomentar novas tecnologias para conquistar cada vez mais aliados que oportunizem a evolução no acesso a diagnósticos e tratamentos.

O programa também vai permitir que a entidade, através das sociedades de especialidades, seja uma grande curadora de conteúdo para a busca de dados fidedignos nas ferramentas de Inteligência Artificial. O primeiro passo é a disponibilização das informações dos Manuais de Terapêutica ACM no whatsAp, permitindo que médicos consultem, em tempo real, o conteúdo validado, desenvolvido e supervisionado pela própria Associação. A partir dessa etapa inicial, novos documentos científicos passam a ser incorporados para consulta, ampliando e potencializando cada vez mais os acessos.

O ACM+ foi apresentado pelo presidente da entidade, Dr. André Sobierajski dos Santos, e a equipe parceira na ação, coordenada por Marcus Simas, especialista em estratégias digitais, e Bruno Rosa, especialista em gestão e desenvolvimento de negócios, ao lado do executivo e do gerente de Tecnologia da Informação da Associação, Frederico Alvarez e Hudson Silva. Durante as apresentações, ainda foram elencados outros passos já planejados pelo novo trabalho, como o monitoramento do Portal de Benefícios da instituição, permitindo a agilidade e a quantificação dos seus recursos, além da promoção de letramento em IA e o desenvolvendo de um projeto junto às clínicas e consultórios, para facilitar a gestão.

Dr. André Sobierajski dos Santos recebeu os ex-presidentes da ACM: Dr. Carlos Gilberto Crippa, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior e Dr. Rafael Klee de Vasconcellos

Marcus Simas e Bruno Rosa são os profissionais à frente do desenvolvimento do programa

Destaque para a iniciativa da ACM

Dr. Breno Acauan Filho, diretor da AMRIGS parabenizou a ACM pela importante iniciativa

O presidente da ACM, Dr. André Sobierajski dos Santos, destacou em sua apresentação o momento ímpar vivido pela instituição. “A Associação Catarinense de Medicina se transformou para se aproximar ainda mais dos médicos de todas as idades, mas especialmente dos mais jovens, que serão a nossa força nos anos que estão por vir. Por isso resolvemos participar ativamente como agentes da evolução, reinventando e ampliando nossas atividades. Com 88 anos de história, a partir de agora já começamos a preparar as próximas oito décadas da ACM”.

Entre os participantes do evento, muitos foram os elogios à atividade, como o destacado depoimento do diretor da AMRIGS – Associação Médica do Rio Grande do Sul, Dr. Breno José Acauan Filho. “Saio daqui impactado com o trabalho realizado pela nossa entidade parceira de associativismo médico, levando para casa a experiência que nasce aqui, em terra catarinense, mas certamente vai se espalhar em outros estados brasileiros. Esse tipo de inovação vai fortalecer muito a relação da ACM com os médicos. É o futuro que já é presente entre nós”.

Ex-presidentes da ACM também compareceram ao lançamento: Dr. Carlos Gilberto Crippa, Dr. Rafael Klee de Vasconcellos e Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, que iniciou a aproximação da entidade com a tecnologia. “O médico é um grande curador de dados e, no final de cada dia, tem em mãos informações de grande valor ao diagnosticar e acompanhar o tratamento de cada paciente que atendeu. A nossa Associação entendeu isso e resolveu ajudar no desenvolvimento dessa habilidade em mais uma ação em benefício da população catarinense”, afirmou Dr. Ademar, hoje presidente da Unimed Grande Florianópolis.

Muitos outros depoimentos foram apresentados durante o encontro médico, que serão disponibilizados nos canais de comunicação da ACM no decorrer dos próximos dias.

Lançamento oficial do Summit Saúde 2025

Dr. Marcello Alberton Herdt anunciou o Summit, que em 2025 realiza sua oitava edição

Além da demonstração das novidades e dos benefícios do programa ACM+, o evento na sede da entidade teve uma aula de IA na Medicina, um momento exclusivo para explorar como a tecnologia já está transformando a prática médica e trazendo avanços para o dia a dia dos profissionais da saúde. O encontro também foi a oportunidade ideal para o lançamento oficial do Summit Saúde 2025, que acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro, com o tema central “Tecnologia a serviço do cuidado”. Parte das metas da programação foi apresentada pelo diretor de Inovação da ACM, Dr. Marcello Alberton Herdt, que destacou alguns temas de palestras e debates. “Nosso objetivo é apoiar cada vez mais os médicos de todo estado e profissionais da saúde para os avanços gerados pela tecnologia. Por isso, o Summit vai falar de empreendedorismo, ambiente de inovação e de questões ligadas à qualidade de vida dos catarinenses, como a saúde mental, entre outros”.

As inscrições do evento já estão abertas, no site https://summitsaudesc.com/

Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest