ACM lança campanha para integrar novos avaliadores para a Revista Científica Arquivos Catarinenses de Medicina

Com 68 anos de publicação, o periódico da ACM é o mais importante veículo científico dos médicos de todo estado e tem leitores em vários países do mundo

A ACM – Associação Catarinense de Medicina inicia uma nova campanha junto aos médicos neste mês de novembro. A ação “Seja protagonista na evolução da Medicina” convida os profissionais a participarem como integrantes da equipe de Avaliadores da Revista Arquivos Catarinenses de Medicina, o mais importante periódico científico estadual, que reúne as diversas especialidades médicas em edições trimestrais. Com 68 anos de história, a Revista vem acompanhando as transformações à sua volta e atualmente é editada em versão totalmente online, com indexação na base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), numa versão modernizada que atende a requisitos internacionais de qualidade.

Tendo em vista o grande volume de artigos recebidos para a publicação, hoje é necessária a integração de novos médicos avaliadores do conteúdo, para evitar o atraso das publicações. A tarefa também pode ser realizada por pesquisadores, professores e profissionais da saúde com experiência em pesquisa científica. Os requisitos envolvem conhecimento científico na área médica ou de saúde correspondente (origem clínica ou acadêmica), familiaridade com normas de publicação, experiência em leitura crítica e análise metodológica e comunicação clara, para dar feedback construtivo e estruturado aos autores. Além disso, é fundamental tempo dedicado para o cumprimento de prazos e comportamentos que envolvem ética, sigilo e imparcialidade.

Com os novos avaliadores, a entidade busca fortalecer o processo de revisão, garantindo qualidade científica mais alta nas publicações. Também é meta expandir a rede de especialistas para cobrir mais áreas da medicina e saúde multidisciplinar. Por fim, a ACM quer ampliar ainda mais a eficiência do sistema editorial da Revista, reduzindo a sobrecarga sobre os avaliadores atuais.

Os médicos interessados deverão preencher formulário no o link: https://forms.gle/E7Crbfku7AjkMusz9

 

Qualidade editorial reconhecida

A Revista Arquivos Catarinenses de Medicina busca fomentar o desenvolvimento bibliográfico na área da saúde e atender as necessidades informacionais de seus leitores por meio de artigos originais, artigos de revisão e relatos de casos. Com esses objetivos, o principal veículo da produção científica dos médicos do estado vem ampliando cada vez mais seu público, antes restrito às bibliotecas das universidades do país e algumas Sul Americanas. Com a publicação online, a publicação ganhou o mundo e passou a receber a “visita” de médicos que trabalham ou estudam em outros países.

Sob a coordenação editorial da atual diretora de Publicações Científicas, Dra. Luciane Terezinha Ramlow, as edições do periódico estão sendo atualizadas, com toda a atenção e cuidado indispensáveis aos trabalhos recebidos para a divulgação. “É um privilégio ao médico catarinense dispor de uma revista tão importante e qualificada, com uma história de muitas décadas, num espaço de saber onde foram e seguem sendo divulgados artigos dos mais relevantes profissionais do estado”. Entre os últimos avanços obtidos pela Revista, a diretora destaca o DOI (Digital Object Identifier), identificador permanente e unificado para publicações científicas, permitindo que pesquisadores e leitores localizem e citem os artigos com maior agilidade e facilidade, por meio de plataformas de publicação ou bancos de dados.

Dra. Luciane Terezinha Ramlow, diretora de Publicações Científicas da ACM
Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest