Entidades médicas participaram de mobilização nacional, integrando pediatras e famílias para garantir o cuidado especializado da saúde de crianças e adolescentes

Presidente da ACM, Dr. André Sobierajski dos Santos, participou da mobilização junto aos dirigentes e associados da SCP, numa iniciativa especial sobre a importância do trabalho dos pediatras em todo estado
A Associação Catarinense de Medicina – ACM mais uma vez se uniu à Sociedade Catarinense de Pediatria – SCP na defesa da saúde de qualidade das crianças e adolescentes de todo o estado. No dia 30 de novembro foi realizada ação de conscientização da comunidade sobre a importância do “Pediatra na Atenção Primária: cuidado desde o primeiro contato”, no Parque da Luz, em Florianópolis. A iniciativa se somou à estratégia organizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP, que promoveu o encontro em todas as capitais do país, reforçando o papel fundamental do especialista em saúde na infância.
A presidente da SCP, Dra. Rose Terezinha Marcelino, reforçou a importância da mobilização nacional e ressaltou os dados da pesquisa inédita sobre a saúde infantil em Santa Catarina, que também foi desenvolvida junto com o apoio da ACM. “A situação dos catarinenses é preocupante, pois entre 20 a 40% das nossas crianças não têm atendimento por pediatra, que recebem cuidados de médicos clínicos, que não conhecem as peculiaridades da saúde infantil”.
Já a presidente da Regional Sul da SBP, Dra. Nilza Perin, afirmou que a campanha de valorização do pediatra é fundamental para a saúde da criança, das famílias, da sociedade e do futuro adulto. “O pediatra é essencial desde o nascimento. O acesso a esse cuidado especializado transforma a saúde e o dia de amanhã das crianças brasileiras”.
O presidente da ACM, Dr. André Sobierajski, também destacou a relevância da mobilização realizada no Parque da Luz. “É inconcebível que as crianças não tenham o acesso ao pediatra no atendimento nas unidades básicas de saúde. Garantir o direito ao especialista é permitir prevenção e melhores desfechos para a infância catarinense”.
Em Florianópolis, a atividade teve a participação especial do movimento Naturescer – educação com natureza, que tem o propósito de resgatar a conexão e o encantamento com a natureza, por meio de projetos e vivências sensíveis e brincantes em áreas verdes urbanas.

Presidente da SCP, Dra. Rose Marcelino, e presidente da Regional Sul da SBP, Dr. Nilza Perin, estiveram ao lado do presidente da ACM no domingo de trabalho e conscientização em prol das crianças catarinenses




