Associação Catarinense de Medicina já começa a planejar a programação do Summit Saúde de 2026

Sucesso da edição 2025 consolida ainda mais o principal evento de integração entre os profissionais da saúde e da tecnologia em Santa Catarina, que recebeu cerca de 800 participantes e grandes debates  

Abertura do Summit Saúde foi coordenada pelo presidente da ACM, Dr. André Sobierajski dos Santos, ao lado de dirigentes médicos e lideranças de Santa Catarina

 

A ACM – Associação Catarinense de Medicina comemora o grande sucesso do Summit Saúde 2025 e já começa a se preparar para a edição do próximo ano. Realizado em parceria com o Sebrae Santa Catarina e o hub Inova+Saúde, o evento aconteceu nos últimos dias 07 e 08 de novembro, na sede da entidade, em Florianópolis. O principal fórum de integração entre medicina, saúde, inovação, tecnologia e empreendedorismo reuniu um público recorde de aproximadamente 800 participantes.

 

A programação foi repleta de palestras, apresentação de cases e painéis de debates, com temas que trataram desde a inteligência artificial e os avanços digitais até o desenvolvimento de líderes, a experiência do paciente, a prática de consultório e os investimentos no setor, entre outros. Neste ano, muitas mentorias foram oferecidas, enriquecendo ainda mais os dois dias da oitava edição do Summit, para o desenvolvimento de negócios da saúde, com capacitação, conexão e prosperidade.

 

O olhar humano do médico e a precisão da inteligência artificial foi o grande mote da programação, que buscou promover o atendimento de qualidade a pacientes que precisam assistência à saúde ou pessoas que buscam a qualidade de vida. Com o tema central “Tecnologia a serviço do cuidado”, o Summit mostrou mais uma vez porque se transformou em referência no país, crescendo a cada ano, com a abordagem de assuntos que ajudam a planejar um futuro mais saudável, com novos horizontes para os negócios e atores do ecossistema: médicos, profissionais da saúde e da tecnologia, lideranças, gestores, CEOs, executivos, empreendedores e startups do setor.

 

O pneumologista Dr. Sérgio Ricardo falou sobre os desafios da saúde digital

A jornalista Izabella Camargo mostrou caminhos para prevenir a síndrome de burnout

 

Significado real da inovação

Dr. André Sobierajski dos Santos (presidente ACM), Dr. Marcello Alberton Herdt (diretor de Inovação ACM) e Anacleto Ângelo Ortigara (diretor de Administração e Finanças Sebrae/SC)

 

O presidente da ACM, Dr. André Sobierajski dos Santos, abriu a programação, ao lembrar que o Summit nasceu pelas mãos dos médicos e agora abraça todo o ecossistema da saúde, para mostrar soluções já conquistadas no setor. “Dessa forma, exercemos a real inovação, ajudando a disseminar novas maneiras de diagnosticar e tratar os pacientes, com ferramentas que salvam vidas e facilitam a gestão do trabalho em consultórios, clínicas e hospitais”.

 

O coordenador do evento e diretor de Inovação da ACM, Dr. Marcello Alberton Herdt, destacou que Santa Catarina é reconhecida pela qualidade de seus profissionais, instituições e iniciativas em saúde, com projeção nacional e internacional. “Ao promover debates de tamanha importância, nosso evento visa fortalecer ainda mais o ecossistema e transformar nosso sistema de saúde num modelo de inovação, eficiência, equidade e cuidado humano”.

 

Já Anacleto Ângelo Ortigara, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC ressaltou a parceria com a ACM no Summit Saúde. “Atuamos ao lado das startups que apresentam suas soluções tecnológicas, contribuindo para ampliar e tornar mais robusto o portfólio de serviços. Além disso, buscamos apoiar os profissionais e as organizações da área médica, pois por trás de cada estrutura de atendimento há uma empresa, uma clínica, um CNPJ que também precisa de gestão, inovação e sustentabilidade”.

 

Composição da mesa de abertura

– Presidente da ACM: Dr. André Sobierajski dos Santos.

– Diretor de Inovação da ACM: Dr. Marcello Alberton Herdt.

– Superintendente de Hospitais da Secretaria de Estado da Saúde: Tatiana Bez Batti Titericz.

– Secretário da Saúde de Florianópolis: Dr. Almir Adir Gentil.

– Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina: Dra. Andréa Antunes Caldeira de Andrada Ferreira

– Acadêmica da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina: Dra. Leila Denise Cesário Pereira.

– Diretor de Finanças da Associação Médica do Rio Grande do Sul: Dr. Breno José Acauan Filho.

– Diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC: Anacleto Ângelo Ortigara

 

Radiologista Dr. Ademar Paes Junior abordou sobre a qualidade de dados nas decisões  

 

Fernanda Bornhausen (Medicina de Estilo de Vida) e Moacir Marafon (Softplan/MED401) mostraram dados sobre a inovação em saúde

 

Dicas especiais de palestrantes

A saúde mental e o estilo de vida

“O remédio mais poderoso que temos é a comunicação, pois ela é fundamental e impacta em todos os nossos relacionamentos, que são tão importantes para a nossa saúde mental. Comunicar-se reflete no que sentimos e no que agimos, assim como no que entendemos. Essa verdadeira arma deveria ser usada com muita sabedoria pelos médicos e profissionais da saúde”.

Dr. Arthur Danila

Psiquiatra com especialização em Medicina do Estilo de Vida pela Harvard Medical School

 

Inteligência artificial e o cuidado com o paciente

“A mais importante inovação na área da medicina foi aprender a lavar as mãos antes de fazer um procedimento junto ao paciente. Portanto, a evolução pode estar em coisas simples, desde que beneficiem ao maior número possível de pessoas. A Inteligência Artificial também é inovadora e revolucionária, mas ela precisa ajudar as pessoas para cumprir sua missão”.

Kenneth Corrêa

Diretor de Tecnologia na MedGuias

 

Novo ecossistema de saúde: como a longevidade está redesenhando o cuidado e os serviços no século XXI

“O século XXI desafia a medicina a enxergar o envelhecimento como o novo eixo do cuidado. Antes, os médicos tratavam doenças, agora, terão que projetar jornadas de saúde longevas, onde o paciente é o grande protagonista, de fato e de direito. Porque o futuro se faz com ciência, cuidado e propósitos”.

Dra. Silvia Lagrotta

Especialista em Medicina do Esporte, Geriatria-Gerontologia e Medicina do Estilo de Vida

 

Os desafios da saúde digital

“As transformações do mercado da saúde precisam ser acompanhadas pelos profissionais do setor, pois o paciente já vive essas mudanças. O previsível não é mais suficiente. O cliente quer mais transparência, conveniência, qualidade, instantaneidade e protagonismo. Já a empatia deve ser nossa maior resposta ao excesso de tecnologia que o usuário convive no sistema de saúde”.

Dr. Sérgio Ricardo

Pneumologista, vice-presidente da Healthtech Galileu, fundador da empresa Valor e Saúde

 

Inteligência de mercado

“Mais do que nunca é preciso liderar com inteligência de dados e estratégica. Na saúde, essa equação envolve cada vez mais fatores, analisando com cuidado os principais desafios na gestão de recursos na assistência médico-hospitalar, os impactos das mudanças da pirâmide etária, o mercado de trabalho e a economia informal, o déficit de leitos hospitalares, os beneficiários de planos de saúde e o subfinanciamento do setor, entre tantas outras informações para a tomada de decisões assertivas”.

Dr. Ademar Paes Junior

Radiologista, CEO da LifesHub e presidente da Unimed Grande Florianópolis

 

Alta performance sem autoabandono: o novo jogo da liderança emocional

“A nova equação da liderança inclui as missões de gerar bem-estar, ter clareza e coerência, estar presente, garantir resultados sustentáveis e duradouros. É preciso entender que o líder não corre mais rápido, ele caminha consciente. Portanto, liderar com saúde emocional é um ato de coragem e transformação”.

Adriane Colossetti

CEO da Sunsetti Treinamentos e Consultoria, TEDx Speaker e professora na FIAP

 

Como prevenir a síndrome de burnout

“A saúde mental é a capacidade para lidar com as adversidades, os imprevistos, os altos e baixos de todos os dias. Por isso, para dar conta da sua agenda de trabalho e de correria, antes de mais nada você precisa se incluir nela. Isso exige usar com sabedoria os cinco faxineiros da mente: o sono de qualidade, a higiene pessoal, a alimentação equilibrada, a atividade física e o lazer, seja ele com filhos, pets plantas, espiritualidade e tudo o que te faz bem além da profissão”.

Izabella Camargo

Jornalista e especialista em comunicação e saúde mental, autora do livro “Dá um Tempo”

Painel Delas Health: Dra. Giovana Gomes Ribeiro (diretora Administrativo-Financeira ACM), Fernanda Rosa (Sebrae/SC) Dra. Sabrina Aroucha e Dra. Júlia Torres

 

Apresentação do Mapa da Saúde das Crianças: Dra. Isabela Back, Dra. Nilza Perin e Dra. Luciane Huppes Bordasch, integrantes da Sociedade Catarinense de Pediatria

 

 

Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest