Assembleias Gerais aprovam resultados históricos da ACM e alterações estatutárias

Diretores e delegados da ACM acompanharam as Assembleias Gerais de forma presencial, na sede da entidade, ou por acesso online

A ACM – Associação Catarinense de Medicina realizou a sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), acompanhada de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) junto aos associados da entidade. As plenárias foram promovidas no dia 22 de setembro, de forma híbrida, aprovando os resultados positivos históricos das ações estratégicas para o reequilíbrio financeiro da ACM. Os números e conquistas apresentadas são referentes ao ano de 2024, alcançando superávit operacional e elevação do patrimônio líquido em mais de 285%, se comparado ao ano anterior. Além disso, a Associação garantiu 100% de conformidade às recomendações da Auditoria Externa, sem qualquer risco ou recomendação de ajuste na prestação de contas do período auditado.

Já a AGE aprovou algumas importantes mudanças e a atualização do Estatuto Social, após amplo estudo e todos os cuidados necessários na proteção da entidade e de seus associados. Destaca-se a regulamentação da criação da Câmara de Conciliação e Mediação da ACM (CCM-ACM), órgão privado vinculado à Associação, responsável por operacionalizar procedimentos de mediação e conciliação em medicina, com independência, imparcialidade, confidencialidade, boa-fé e sigilo médico.

Além disso, foi incluído no Estatuto Social novo dispositivo que contempla como finalidade da ACM promover, apoiar e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas, incluindo projetos de inovação em saúde, em parceria com empresas e entidades afins, visando à melhoria da assistência da saúde dos catarinenses. Dessa forma, a Associação Catarinense de Medicina passa a estar habilitada a fazer captações de recursos e promover novos soluções tecnológicas em prol da medicina e da saúde, incluindo a utilização de Inteligência Artificial.

As aprovações refletem um momento de fortalecimento institucional e de modernização da ACM, que amplia sua atuação não apenas na representação da classe médica, mas também na promoção da saúde, da inovação e da mediação de conflitos.

Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest